quarta-feira, 18 de novembro de 2009

você conhece Teudas ?


Amados,


Estou lendo o livro de Atos dos Apóstolos e fiquei muito intrigado com uma personalidade chamada Gamaliel, que pelo jeito era muito respeitado por muitos naquela época, pois com suas sábias palavras sabia amenizar qualquer tipo de conflito, prova disso foi o mesmo conseguir conter toda a fúria dos sumo-sacerdotes que estavam querendo a cabeça de Pedro e os apóstolos; esse cara foi usado por Deus e nem tava sabendo... Mas hoje falarei de outra pessoa, alguém chamado Teudas...


Porque, antes destes dias, se levantou Teudas,

insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram

cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos

lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada”.

Atos dos Apóstolos 5:36



Existiu, há muitos séculos atrás, um homem que se chamava Teudas. Não sabemos muito a seu respeito, a não ser aquilo que podemos encontrar nas palavras de Gamaliel. Ao que tudo indica, Teudas foi um líder religioso como muitos que encontramos em nossos dias. Eles estão em nossas próprias Igrejas e, não raro, à frente delas. São carismáticos e comunicadores, conseguem mobilizar as pessoas e fazem com que elas sinceramente creiam neles.


É exatamente aí que reside o problema. Será que devemos crer em pessoas ou em idéias e valores? Claro que a primeira questão que se levanta é o fato de que nós cremos em Cristo, mas a nossa fé em Cristo se materializa na vivência de Seus ensinamentos e não culto à Sua imagem.


Lembrem-se do que Jesus disse: “se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo. 14.23). Muitas imagens de Cristo são adoradas por pessoas que ignoram ou contrariam deliberadamente o Seu ensino. Há comunidades, instituições e movimentos que se baseiam em homens e não em valores, princípios ou verdades.


Caem ou morrem estes homens, caem e morrem estas organizações. São o resultado do trabalho de pessoas que se pregam a si mesmas; que “insinuam ser alguma coisa” e não são; que desejam que os homens se agreguem a eles, que sejam fiéis a eles e não àquilo que eles fazem, vivem e ensinam. Esse tipo de personalismo é muito comum em nossos dias.


Dizem que “cada Igreja tem a cara do seu pastor”, será que deve ter ? Acredito que a Igreja deve ter seus contornos definidos pelos valores que defende, pelas verdades que prega, pelos princípios que “sulteiam”(ao invés de norteiam) sua conduta sobre a Terra, e tudo isso deve ser retirado das Escrituras, sob a direção do Espírito, e não da mente brilhante e criativa de algum “teudas”.


E mais uma vez Gamaliel que nos lembra qual é o fim daqueles que constroem impérios sobre a frágil estrutura de um homem, eles dão em nada. Pessoas se “convertem a” seguidores deles, mas não se “convertem em” pessoas melhores, mais justas e amorosas.

De fato como Jesus foi diferente de Teudas.


Ele não pregou a Si mesmo, mas anunciou a chegada do Reino de Deus; Ele não nos convidou a conhecer o Seu poder de influência e a Sua riqueza, mas nos mostrou as Suas chagas, feitas por amor; Ele não nos prometeu fortuna se O seguíssemos, mas uma cruz diária.


E, mesmo assim, milhares e milhares de pessoas continuam o seguindo em nossos dias, isso porque crêem em Suas palavras e seguem Seus passos e a Sua voz.


Não é pra menos que quase ninguém sabe quem foi Teudas.


Eh isso por enquanto...


Ósculos santos.


0 comentários: